Skip links

É ESG ou Greenwashing? Como identificar práticas sustentáveis enganosas

No mês dedicado ao meio ambiente, é muito importante pensarmos em como estamos tratando a sustentabilidade nas empresas. Nos últimos anos, o conceito de sustentabilidade corporativa ganhou destaque, impulsionado por uma crescente demanda por práticas empresariais responsáveis.

Nesse contexto, duas abordagens opostas emergiram: ESG (Environmental, Social, and Governance) e greenwashing. Mas como conseguir identificá-los?

Entenda as diferenças de ESG e Greenwashing

ESG refere-se a um conjunto de critérios usados para avaliar a responsabilidade ambiental, social e de governança de uma empresa. Esses critérios ajudam a identificar como uma empresa está gerenciando riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade. Entenda abaixo:

  • Environmental (Ambiental): este critério avalia como uma empresa impacta o meio ambiente e como ela gerencia seus recursos naturais. Inclui práticas de gerenciamento de resíduos, emissões de carbono, uso de energia e políticas de sustentabilidade;
  • Social (Social): avalia como a empresa gerencia suas relações com funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade. Aspectos como diversidade e inclusão, direitos humanos e condições de trabalho são considerados;
  • Governance (Governança): refere-se à forma como a empresa é administrada. Inclui práticas de transparência, ética nos negócios, estrutura de liderança e direitos dos acionistas.

Empresas que adotam práticas ESG demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade e responsabilidade corporativa, considerando os interesses de todas as partes envolvidas.

Greenwashing, por outro lado, é uma prática em que uma empresa finge ser mais sustentável do que realmente é. É considerada uma tentativa de enganar consumidores e investidores, criando uma falsa impressão de responsabilidade ambiental.

A prática pode trazer consequências desastrosas para o meio ambiente e para os negócios.

O greenwashing perpetua práticas insustentáveis, atrasando o progresso real em direção à sustentabilidade. Uma vez que os recursos continuam sendo degradados enquanto empresas fazem falsas alegações de sustentabilidade.

Nos negócios, as corporações que praticam greenwashing correm o risco de perder a confiança dos consumidores e investidores quando suas práticas enganosas são descobertas. Isso pode levar a danos à reputação, perda de valor de mercado e consequências legais.

Como identificar sinais de greenwashing?

O primeiro passo para identificar o greenwashing é ter senso crítico quanto à responsabilidade adotada no ambiente corporativo. Você pode identificar os sinais abaixo:

  • Afirmações sobre benefícios ambientais de forma exagerada ou usando dados falsos;
  • Usar imagens e slogans ecológicos no marketing e divulgação da empresa sem mudanças reais nas práticas;
  • Não mensurar dados dos objetivos sustentáveis e nem divulgar relatórios das suas práticas;
  • Não ter metas claras e alcançáveis;
  • Não ter certificações reconhecidas e auditorias externas. Procure por ISO 14001, FSC, LEED, B Corp, entre outras;
  • Comparações com outras empresas com práticas piores. É uma forma de mascarar e fazer com que consumidores escolham a “menos pior”.

Consumidores e investidores informados podem fazer a diferença, apoiando empresas verdadeiramente comprometidas com a sustentabilidade e rejeitando aquelas que apenas fingem ser.

Para não cair nesses erros, invista em ações que envolvam ciência e tecnologia para realizar pesquisas e desenvolver produtos que conversem verdadeiramente com a sustentabilidade. Conte com o IPDEC para te ajudar nessa empreitada.

Sobre o IPDEC

O Instituto IPDEC é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções fundamentadas em gestão estratégica do conhecimento. Tem como parceiros instituições públicas, empresas e entidades do terceiro setor.

Suas atividades são amparadas no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), impulsionadas pela Lei de Inovação e gerenciadas por meio de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPDEC), que dá suporte aos projetos de inovação aberta.

Conheça nossos serviços e siga nossas redes sociais.