Skip links
IPDEC DESTACA COM CMM

Oficina Maker do IPDEC Finaliza Primeiro Módulo com CMM

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (IPDEC), em parceria com o Colégio Militar de Manaus (CMM), concluiu com êxito o primeiro módulo da ‘Oficina Maker’. Este projeto visa popularizar a cultura maker e alinha o conhecimento técnico-científico com a estratégia pedagógica do CMM.

Com 12 alunos participantes na primeira turma, os instrutores do IPDEC ministraram aulas sobre microcontroladores, impressão 2D e 3D, lógica de programação, entre outras disciplinas. Essas aulas culminaram na construção de quatro drones equipados com controle remoto e câmera. O General do Exército Costa Neves comentou: “É tão bom ver essa juventude engajada na ciência e na tecnologia, e, logicamente, com o apoio imenso do IPDEC que desperta nesses jovens essa vontade de aprender e se dedicar à tecnologia. A Oficina Maker é a materialização disso, um projeto físico acontecendo! Agora eles [IPDEC] se comprometeram que ainda este ano vamos ter os drones para fazer as filmagens do Colégio Militar. Ganhamos todos, principalmente a juventude”.

Aplicação Prática e Resultados

A prática de montar os drones permitiu que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas juntamente com os ensinamentos tecnológicos do IPDEC. A turma mostrou-se bastante interessada e satisfeita com os resultados alcançados. Gabriel Rogers, um dos instrutores do IPDEC, destacou: “Tem sido incrível poder compartilhar conhecimento com a nova geração. Poder ter a chance de influenciar a vida de adolescentes, abrir suas mentes, apresentar novos horizontes e contribuir para o futuro profissional deles de alguma forma é maravilhoso”.

Continuidade e Próximos Passos da Oficina Maker IPDEC

Com a conclusão do primeiro módulo, a Oficina Maker IPDEC terá continuidade no próximo semestre, após o retorno dos alunos das férias. O objetivo do IPDEC é continuar as aulas, agora com foco na melhoria dos drones e em outros ensinamentos tecnológicos para estimular ainda mais a criatividade e inovação dos participantes. Gabriel Rogers afirmou: “A expectativa é que consigamos realizar uma turma ainda mais organizada e didática! Agora que já sabemos o ritmo dos alunos, podemos ser ainda mais certeiros na construção e fluxo da próxima turma”. Novas turmas para a Oficina Maker serão anunciadas em breve.

Reconhecimento do Colégio Militar de Manaus como Escola Inovadora

Em junho, o Colégio Militar de Manaus foi indicado na categoria Inovação para o World’s Best School Prizes 2024, um prêmio que reconhece iniciativas educacionais criativas que mudam a vida dos alunos. Esta honraria, realizada pela organização global T4 Education com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, é significativa para o Colégio, que busca incorporar em seu ensino iniciativas que abrangem ciência, tecnologia e inovação. Exemplos disso são a Feira de Ciências e Robótica e o projeto de educação à distância que visa estimular o pensamento crítico e o empreendedorismo sustentável.

Os resultados finais da premiação World’s Best School Prizes 2024 serão divulgados em novembro de 2024, após decisão de educadores, ONGs, empreendedores sociais e representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado. É possível votar para que a instituição amazonense vença acessando o site e seguindo os critérios necessários para a confirmação do voto.

Sobre o IPDEC

O Instituto IPDEC é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções fundamentadas em gestão estratégica do conhecimento. Suas atividades são amparadas no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), impulsionadas pela Lei de Inovação e gerenciadas por meio de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPDEC), que dá suporte aos projetos de inovação aberta. Tem como parceiros instituições públicas, empresas e entidades do terceiro setor.

Fique atento para essa e outras notícias e curiosidades do mundo da tecnologia também em nossas Redes Sociais.

Leave a comment