Skip links
Destaque das belas do nosso Instituto

Especial 8 de Março – Mulheres na Tecnologia: quais desafios a serem enfrentados?

A lembrança do Dia Internacional da Mulher é a representação das lutas e conquistas das mulheres ao longo da história, principalmente quando estamos falando de causas trabalhistas. Por mais que direitos tenham sido conquistados, a luta continua, especialmente falando de espaços que por muito tempo foram majoritariamente masculinos, como a área da tecnologia.

Ainda que a presença feminina no campo da tecnologia tenha crescido significativamente ao longo dos anos, as mulheres continuam a enfrentar desafios na área. Aqui estão alguns dos principais:

Estereótipos enraizados

Muitas vezes, as mulheres são subestimadas em suas habilidades técnicas, enfrentando o preconceito de que não são tão competentes quanto seus colegas do sexo masculino. Este estigma pode criar um ambiente de trabalho desfavorável, dificultando a aceitação e o reconhecimento profissional.

Além dos desafios de gênero, mulheres pertencentes a grupos étnicos minoritários enfrentam estereótipos adicionais. O campo da tecnologia muitas vezes carece de diversidade étnica, tornando essas mulheres mais propensas a preconceitos e discriminação.

Desigualdade salarial

A desigualdade salarial também é um desafio substancial para as mulheres na tecnologia. A disparidade salarial de gênero e a falta de oportunidades de avanço são questões que precisam ser solucionadas de forma eficaz e transparente. É preciso o comprometimento de empresas para garantir remuneração justa e oportunidades iguais de crescimento para um ambiente mais equitativo.

Peso da responsabilidade e autoexigência

Em geral, as mulheres são mais cobradas por cuidados com a casa e com os filhos. Embora existam diversas alternativas e acordos para que essa responsabilidade não seja exclusiva das mulheres, ainda há questionamentos para profissionais do sexo feminino sobre como compartilhar tais cuidados com o lado profissional, tópico dificilmente abordado com homens.

A autoconfiança feminina é abalada antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. Ao ver as exigências para as vagas, muitos optam por não se candidatar para evitar questionamentos ou constrangimentos em uma equipe.

De acordo com a pesquisa do Informe de Percepção de Gênero, divulgado pelo LinkedIn, mulheres tentam 20% menos vagas do que os homens porque entendem que precisam cumprir 100% dos requisitos. Já os homens costumam se candidatar cumprindo apenas 60% dos requisitos.

Falta de representatividade em cargos de liderança

A ausência de representação feminina em cargos de liderança e em equipes de desenvolvimento tecnológico é um desafio persistente. A falta de modelos femininos bem-sucedidos pode desencorajar mulheres a buscarem carreiras na área, criando um ciclo que perpetua a sub-representação. Empoderar as mulheres através de programas de mentoria e visibilidade é crucial para romper com esse padrão.

Pensando nisso, o IPDEC, em seu novo projeto de comunicação IPCAST, apresentará o quadro especial “Voz da Iara” para entrevistar mulheres que sejam destaque na ciência e na tecnologia. O objetivo é dar visibilidade e incentivar mais mulheres nas ciências, abordando experiências, desafios e perspectivas de mercado. O podcast será lançado ainda em março. Acompanhe!

“Como cidadãs, buscamos uma sociedade mais justa, fundamentada na equidade, onde todos os interessados tenham o apoio necessário para se desenvolver e ter acesso às oportunidades sem distinção. Ainda somos minoria em muitos segmentos, mas aos poucos, o cenário está mudando e as mulheres estão cada vez mais mostrando o seu valor e buscando o seu lugar ao sol. Os problemas científicos e da sociedade precisam de mentes inventivas, habilidosas, com a devida sensibilidade de olhar para os desafios com uma perspectiva diferente, por isso, temos muito a contribuir com a ciência e tecnologia! Por meio do quadro “Voz da Iara”, queremos resgatar essa perspectiva, inspirar outras mulheres e valorizar aquelas que se dedicam e contribuem para o crescimento da nossa região e do nosso país por meio da ciência e tecnologia”, explica Daniella Bezerra, diretora-presidente do IPDEC.

Superar os desafios presentes representa avanço no setor da tecnologia, ao acolher e atribuir cada vez mais mão de obra qualificada e diversa, onde mulheres se sintam capacitadas e respeitadas em todos os níveis da hierarquia profissional.

Sobre o IPDEC

O Instituto IPDEC é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções fundamentadas em ciência e tecnologia englobando hardware, software, novos materiais e gestão estratégica da informação. Tem como parceiros instituições públicas, empresas e entidades do terceiro setor.

Suas atividades são amparadas no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), impulsionadas pela Lei de Inovação e gerenciadas por meio de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPDEC), que dá suporte aos projetos de inovação aberta.

Leave a comment