Skip links
Logo do ipdec em comemoraçõ aso 10 anos

IPDEC: Conheça essa história que chega a quase 10 anos

Em 2024, o Instituto de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (IPDEC) completa 10 anos! E durante todo esse tempo, o IPDEC vem se consolidando no Amazonas e ampliando sua missão em desenvolver ciência para a região Norte. Vem conhecer um pouco da história do Instituto!

Gênese Universitário

Pouco antes do IPDEC ser oficialmente uma Instituição do Terceiro Setor, sua ideia nasceu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 2012. A motivação veio do questionamento de universitários sobre o investimento em educação no Brasil, muito aquém de outros países.

O instituto foi apoiado pelo Instituto de Computação (IComp), o Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH), na UFAM, e foi no dia 14 de Fevereiro de 2014 que o IPDEC foi oficialmente fundado. Com o propósito de capacitar pessoas e desenvolver soluções de impacto à sociedade, o instituto IPDEC hoje tem o diferencial de oportunizar a experiência imersiva em pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico a diversos estudantes universitários e profissionais da tecnologia.

Clenes Glória (Conselheira Fiscal); Olívia Rodrigues (Conselheira Fiscal); Daniella Bezerra (Diretora Presidente); Raimundo Barreto (Conselheiro Técnico e Científico) e Valter Silveira (Diretor Financeiro).

Avante e além

Em 2017, o IPDEC foi oficialmente credenciado no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), composto por representantes do governo federal, dos governos dos estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá), de instituições de fomento à pesquisa e inovação, da comunidade científica e do Polo Industrial de Manaus, o que consolidou o IPDEC como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e o colocou no radar nacional.

Deste ponto em diante foi só crescimento! Várias parcerias foram firmadas, o que permitiu o desenvolvimento de soluções voltadas para a Amazônia. O IPDEC também contribuiu para estruturação do Polo Digital de Manaus, e se tornou o primeiro instituto de pesquisa a estar localizado no Distrito de Inovação Ilha de São Vicente, no Centro Histórico de Manaus.

Conexão com a sociedade

Desde 2018 o IPDEC participa de eventos referências de tecnologia em Manaus, como a Feira do Polo Digital de Manaus e a Expo Amazônia Bio&Tic, para aproximar ainda mais o instituto da população e apresentar suas iniciativas. Em 2024, o IPDEC pretende organizar mais atividades na sua sede, incentivando à educação e aquecendo a movimentação no centro de Manaus.

Participação do IPDEC na 1ª Feira do Polo Digital de Manaus

Filial em Roraima

Em 2021, o IPDEC abriu sua primeira filial na região Norte, na capital de Roraima, Boa Vista. No ano seguinte, a filial também foi credenciada pelo CAPDA, garantindo o cumprimento de diretrizes para atuar como Instituto de Ciência e Tecnologia. Agora, o objetivo é ampliar a atuação em Boa Vista para mais atividades de incentivo e desenvolvimento à pesquisa de impacto para a Região Norte.

Sucesso do ano: IPDEC Game Fest

Em 2023, o Instituto teve a primeira edição do IPDEC Game Fest (IGF), um evento gamer que teve como o primeiro escolhido para sua competição o jogo VALORANT.

Equipe Forest GG, a campeã do IGF 2023

Em clima de muita festa e comemoração, os três times vencedores receberam mais de R$ 10 mil em prêmios, além de vouchers de pizza, troféu e medalhas para os jogadores. Muito elogiado pelos competidores, o IGF promete ser ainda melhor em 2024!

Como retorno para a sociedade, o evento arrecadou mais de 300 quilos de alimentos não perecíveis entregues ao Abrigo Oasis, entidade responsável por acolher famílias em vulnerabilidade social em Manaus.

O que esperar do IPDEC em 2024?

Em 2024, o IPDEC planeja mais atividades para difundir suas ações, além de dar continuidade ao IPDEC Game Fest que promete muito mais surpresas! A sua companhia junto com o IPDEC é de extrema importância para conseguirmos cada vez mais reforçar nossa missão de evidenciar a educação, ciência, tecnologia e inovação para a construção de uma sociedade melhor.

Vamos juntos?! 🚀

O IPDEC traz artigos relacionados ao mundo da pesquisa, ciência e tecnologia toda semana para manter você atualizado. Assine nossa Newsletter Conexão IPDEC e receba a notificação para as novidades.

Sobre o IPDEC

O Instituto IPDEC é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções fundamentadas em gestão estratégica do conhecimento. Tem como parceiros instituições públicas, empresas e entidades do terceiro setor.

Suas atividades são amparadas no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), impulsionadas pela Lei de Inovação e gerenciadas por meio de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPDEC), que dá suporte aos projetos de inovação aberta. Conheça nosso site em https://www.ipdec.org/

Leave a comment