Skip links

IPDEC realiza projeto ‘Oficina Maker’ com alunos do Colégio Militar de Manaus

Com o objetivo de aproximar os conhecimentos do desenvolvimento tecnológico com a educação, o Instituto de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (IPDEC), realizou nesta quarta-feira (21) a Oficina Maker, projeto anunciado na comemoração de 10 anos do IPDEC, em parceria ao Colégio Militar de Manaus (CMM).

O projeto

A Oficina Maker tem o objetivo de popularizar a cultura maker, disseminando o princípio ‘Faça Você Mesmo’, e alinhar o conhecimento técnico-científico com a estratégia pedagógica da escola. O intuito é que os estudantes do ensino fundamental ao médio possam conectar o conhecimento obtido nas disciplinas acadêmicas em soluções práticas.

Além disso, essa é uma oportunidade para que os alunos possam desenvolver e trabalhar habilidades como criatividade, autonomia, raciocínio lógico, compreensão tecnológica e aprendizagem interdisciplinar. O IPDEC espera que o projeto possa incentivar a participação de mais estudantes no âmbito da ciência e tecnologia no Amazonas.

A nossa parceria com o colégio militar é muito estratégica, pois temos a oportunidade de somar esforços em prol da educação. É uma das linhas de atuação do IPDEC e está completamente em sinergia com a nossa vocação institucional”, conta a diretora-presidente do IPDEC, Daniella Bezerra.

Com oficinas às quartas-feiras, os projetos que serão incrementalmente desenvolvidos vão desde a construção de um drone à construção de uma rede sensor para monitorar a qualidade do ar na cidade. Os instrutores são do próprio corpo técnico do IPDEC, que se dividirão para ministrar aulas de microcontroladores, impressão 2D e 3D, lógica de programação e outras disciplinas.

Carlos Junio, instrutor pelo IPDEC

Ensinar fazendo estimula o processo de aprendizagem, seja ligando um simples LED ou manuseando uma impressora 3D. Saber como as coisas funcionam e saber fazer é um dos caminhos naturais para que as pessoas possam novamente inovar e fabricar. Usamos tecnologia, mas não sabemos como funciona, e esse “saber” é primordial para cada participante da Oficina Maker levar para a vida os conceitos de eletrônica, programação, robótica e fabricação digital abordados durante essa capacitação. Esperamos fazer uma mudança de mentalidade dos envolvidos. De meros consumidores, podemos ser produtores do que consumimos”, explicou Carlos Junio, instrutor da Oficina Maker e um dos idealizadores do projeto.

Novidades para 2024

A Oficina Maker faz parte das ações planejadas pelo IPDEC para 2024, um ano comemorativo pelos seus 10 anos. No último sábado (17), durante uma celebração para convidados e integrantes do IPDEC, a diretora-presidente Daniella Bezerra anunciou ainda mais duas novidades que ocorrerão ao longo do ano.

Daniella Bezerra, diretora-presidente do IPDEC, anunciando as novidades para 2024

O projeto de comunicação IPCAST é uma delas. A nossa ação será voltada com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia através de bate-papos com convidados especialistas de diferentes áreas, como educação, saúde, segurança e outras. Com a apresentação de Mileno Silva, o IPCAST será lançado em abril, disponibilizado nas plataformas de podcast e nas redes sociais do Instituto.

Também foi anunciada a nova edição do IPDEC Game Fest (IGF), que foi um sucesso entre os gamers de Manaus no ano passado. A competição continua com o jogo VALORANT, mas agora com novidades: o evento adotará ações de educação para os participantes, como palestras, oficinas e hackathons, que serão divulgadas em breve.

Sobre o IPDEC

O Instituto IPDEC é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções fundamentadas em ciência e tecnologia englobando hardware, software, novos materiais e gestão estratégica da informação. Tem como parceiros instituições públicas, empresas e entidades do terceiro setor.

Suas atividades são amparadas no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), impulsionadas pela Lei de Inovação e gerenciadas por meio de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPDEC), que dá suporte aos projetos de inovação aberta.